Índice inflacionário não agradou os dirigentes sindicais
Não! Essa foi a resposta dada pelo Sititrel – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose de Três Lagoas as propostas apresentadas pelas empresas Eldorado Brasil e Suzano. Ambas propuseram, apenas, a correção inflacionária do período, ou seja, 3,53% de reajuste salarial.
Em defesa da categoria, o presidente do Sindicato, Almir Morgão, disse que é inaceitável passar anos sem ganho real. “Sabemos que muitas vezes a inflação é camuflada pelo governo, não refletindo a realidade. Por isso, é necessário que os reajustes sejam realizados – sempre – com ganhos acima deste índice. Infelizmente, por mesquinhez essas indústrias bilionárias não dão o devido valor ao empregado”.
Ainda de acordo com Morgão, a entidade sindical não descarta manifestações em frente às indústrias ou, até mesmo, uma paralisação. “Chegamos ao limite. É inviável ficar negociando migalhas, enquanto elas arrecadam bilhões através do nosso suor. Ou negociam de forma humana ou vão sentir na pele o quanto é prejudicial para a produção funcionários com os braços cruzados”.
As propostas foram negadas na mesa de negociação e o Sindicato espera novos números para voltar à mesa.